| DICAS |
Primeiros socorros em piscinas
Os procedimentos de primeiros socorros devem ser realizados de acordo com o estado de cada vítima.
Um dos acidentes bastante freqüentes é o afogamento. O líquido que costuma ser expelido pelo afogado vêm do estomago e sua saída deve ser natural, sem provocar vômito.
Deve-se acalmar a vítima, fazê-la repousar e aquecê-la retirando as roupas molhadas e fornecendo roupas secas, casacos e bebidas quentes.
A vítima deve ser mantida deitada e com a cabeça na lateral. Caso o afogado inconsciente seja deixado sozinho, ele deve ser colocado na posição de recuperação que mantêm o corpo apoiado em posição segura e confortável, além de impedir que a língua bloqueie a garganta e facilitar a saída de líquidos.
O mais conhecido procedimento de primeiros socorros em caso de afogamento é a respiração boca-a-boca. Essa respiração deve ser feita por alguém que conheça o procedimento, para não complicar mais o estado da vítima.
Outro acidente que acontece bastante em piscinas são os cortes causados pela falta de manutenção nos azulejos de piscinas de concreto. A limpeza e o curativo desses cortes também fazem parte dos primeiros socorros.
Saber como fazer os primeiros socorros, seus procedimentos e cuidados, é importante para a vida daquele que socorre e daquele que será socorrido. É uma troca de benefícios.