| DICAS |

Uso do cloro nas piscinas

manuseio-do-cloro-da-piscina2O cloro é um produto químico utilizado na manutenção de piscinas e ambientes úmidos. Ele torna o local livre de bactérias e perigosas doenças para os seres humanos.

A solução clorídrica que você coloca na água se quebra em vários componentes químicos diferentes, incluindo o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (OCl-) que matam microorganismos e bactérias.

Os níveis de ácido hipocloroso e íon hipoclorito atuam com os níveis de pH da piscina. Se o pH estiver muito elevado, não há muito ácido hipocloroso presente na água e levará muito mais tempo do que o normal para limpar a piscina. O ideal é que o nível do pH da piscina esteja em torno de 7,2 a 7,8.

O cloro também possui alguns efeitos prejudiciais ao ser humano se utilizada de forma incorreta. A sua inalação, mesmo que acidental, é prejudicial à saúde.

Existe também o “fator coceira”, onde o cloro pode causar irritações ou coceiras na pele. O íon hipiclorito faz com que vários tipos de tecidos se desintegrem facilmente se não forem lavados imediatamente após sair da piscina. É por isso que seu traje de banho parece tão opaco e usado após freqüentes banhos em piscinas.

Há algumas alternativas para o cloro, incluindo outros produtos químicos e geradores iônicos. Algumas dessas alternativas não conseguem a limpeza, nem os níveis de oxidação nem o baixo custo que o cloro fornece.